Anúncios
Continua após a publicidade..

Tire o inchaço da sua vida.

Os alimentos que ajudam na diminuição do Inchaço Abdominal são bastantes procurados em tempos que em que as pessoas se preocupam mais com a saúde.

Anúncios
Continua após a publicidade..

Estes alimentos agem da seguinte forma, aumentam a produção de urina e reduzir a retenção hídrica, diminuindo desta forma o inchaço do corpo.

Além de apostar no consumo destes alimentos, para reduzir o inchaço também é importante praticar atividade física regular e beber 1,5 a 2 litros de líquidos por dia, como água ou chás de erva-doce ou de cavalinha, de forma a garantir a correta hidratação.

Alimentos para diminuir o inchaço do corpo

Alguns alimentos com propriedades diuréticas que ajudam a diminuir o inchaço do corpo incluem:

Inchaço Abdominal

Dicas importantes

Gaseificadas x bebidas naturais

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. Esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios.

E também sem contar que, os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada evite-os e prefira sucos e água sem gás.

Diga não à alimentos produtores de gás

Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção.

Anúncios
Continua após a publicidade..

Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço.

Anúncios
Continua após a publicidade..

Tente reduzir sódio

Alimentos com muito sódio seguram a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço. O recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas.

Fibras + líquidos, combinação perfeita

Dieta rica em fibras vai contribuir para o inchaço quando a ingestão de líquido não for adequada. Isso porque o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços.

Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços.

Anúncios
Continua após a publicidade..

A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.

O que fazer para acabar com os gases

As pessoas sempre perguntam se há uma dieta que elimine os gases. O problema é que os resultados somente são alcançados quando de restrições alimentares.

Nesse caso, a dieta com baixo teor de FODMAPs é a mais abrangente, de uma forma geral. No entanto, há que se estabelecer quais os indivíduos possuem as intolerâncias específicas, como a lactose, frutose , glúten, rafinose e a Doença Celíaca.

Existem massagens ou exercícios para eliminar gases e inchaço abdominal?

A prática de atividade física aeróbica, como caminhadas, correr, natação, spinning, e diversas outras que são desenvolvidas em academias ou ao ar livre são fortemente indicadas , quase sempre com ótimos resultados.

As massagens, normalmente executadas por profissionais massoterapeutas costumam ter efetividade limitada.

Remédios caseiros

Apesar de não haver evidência científica em relação ao tratamento dos gases e inchaço abdominal com chás, há alguns que podem auxiliar nos sintomas:

Dieta para Síndrome do Intestino Irritável

Grupos alimentaresO que deve ser eliminado (alto teor de FODMAP)O que posso comer à vontade (baixo teor de FODMAP)O que devo ingerir com moderação (moderado teor de FODMAP)
FrutasMaçã, damasco, abacate, amora, cereja, figo, sucos de fruta, lichia, manga, nectarina, pêra, caqui, ameixa, melancia.Banana, mirtilo, uva, melão, kiwi, limão, limão-galego, laranja, maracujá, abacaxi, framboesa, ruibarbo, carambola, morango.Abacate, chips de banana, coco ralado, toranja, romã, uva passa
VegetaisAspargo, alcachofra, beterraba, couve-flor, chicória, milho, alho, cebolinha verde (a parte branca), cogumelo, quiabo, cebola, ervilha, ervilhaBroto de alfafa, broto de feijão, pimentão, cenoura, pimenta, pepino, berinjela, endívia, erva-doce, feijão verde, couve, alho-poró, alface, azeitona, tomate, cebolinha verde (parte verde), espinafre, abobrinha, acelga, nabo, abobrinha.Alcachofra, brócolis, couve, abóbora, aipo, repolho verde, couve lombarda, batata doce, tomate.
Amido e legumesCevada, cuscuz, feijão, centeio, soja, trigo.Pão de milho sem glúten, pão de milho, pão sem glúten, farinha sem glúten, massa sem glúten, painço (ou milho miúdo), quinoa, arroz, tapioca, tofu.Trigo mourisco, grão de bico enlatado, aveia sem glúten, lentilha enlatada, pão sovado
Produtos de uso diárioCoalhada, queijo cottage, pudim, sorvete, leite (vaca, cabra, ovelha), nata, leite de soja, iogurteManteiga, leite de coco, leite sem lactose, leite de arroz, chantilly.Queijo de trigo, queijo feta, queijo mozzarella, queijo parmesão, cheddar e queijo suíço.
Grãos e nozesCaju, pistacheNozes, semente de chia, noz macadâmia, amendoim, manteiga de amendoim, pinhão, sementes de gergelim, semente de girassol, nozes.Amêndoas, semente de linhaça, avelã
CarneCarnes processadas que contêm trigo, alho, cebola.Carne de boi, carne de frango, carne de pato, ovos, peixe, cordeiro, carne de porco, frutos do mar, tofu, peru. 
Condimentos ou enlatadosCondimentos que contêm trigo, alho, cebola, ketchup, maionese, mostarda, molho japonês, massa de tomateVinagre feito de champanhe, molho de peixe, suco de limão, óleos diversos, molho de ostra, vinagre de vinho tinto, molho de soja sem glúten, vinagre feito de vinho branco.Vinagre balsâmico (aromático).
Ervas e pimentasAlho e cebola em póManjericão, folhas de louro, pimenta de caiena, cebolinha-capim, coentro, gengibre, hortelã, semente de mostarda, orégano, páprica, salsa, pimenta, pimenta vermelha em pó, alecrim, sal, tomilho, açafrãoPimenta da Jamaica, canela, pimenta em pó sem cebola e alho
SobremesaMel, qualquer produto com manitol, sorbitol, xilitol. Potássio, aspartame, açúcar mascavo, xarope de bordo, sacarose, açúcar cristal, açúcar refinado

 

Exercícios para inchaço na barriga

Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço, como:

Exercício 1

Um bom exercício para o inchaço na barriga é deitar de barriga para cima dobrando e segurando um joelho, pressionando-o em direção à barriga. Este exercício deve ser feito à vez para cada uma das pernas e deve ser repetido entre 20 a 30 vezes para cada perna.

Exercício 2

Outro excelente exercício para acabar com o inchaço na barriga, consiste em ajoelhar e tentar sentar sobre o calcanhar, esticando-se em seguida para a frente estendendo os braços. Este exercício permite o alinhamento do final do intestino com o esfincter anal, o que facilita a saída dos gases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Detectamos que você está usando extensões para bloquear anúncios. Por favor, ajude-nos desativando esse bloqueador de anúncios.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
Anúncios
Anúncios