Como fazer chá preto?
É um aliado poderoso
Consumir chá faz bem e promove diversos benefícios para a saúde, todos nós sabemos. O que muitos não sabem é que cada tipo de chá tem uma finalidade e nem todos servem para todo mundo, e o chá preto é um destes.
- Leia Também
Como fazer o Kombuchá | Conheça as contra indicações
Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios
7 Grandes Benefícios que Ganhamos ao Comer Manga
Apesar de apresentar diversos benefícios, o chá preto deve ser evitado por pessoas que têm pressão alta, por exemplo.
Desta forma como o chá verde, o chá preto possui muitas substâncias estimulantes que ao invés de ajudar, pode atrapalhar a saúde de pessoas hipertensas ou que padecem de prisão de ventre.
Por isso, vamos compreender melhor o que é o chá preto, quais os seus benefícios, malefícios e para quem ele não é recomendado.
Saiba mais sobre o chá
O chá preto é um tipo de chá retirado da planta Camellia sinensis, a mesma de onde são removidos outros três tipos de chás: verde, branco e oolong (chá chinês tradicional).
A diferença dentre eles está apenas na forma como eles são processados pois, diferente do chá verde e do branco, o chá preto passa por um processo de ebulição o que o torna mais escuro do que os outros.
O método CTC é aplicado para processamento as folhas de qualidade média a baixa e é realizado por máquinas. Já o processo manual é utilizado no processamento de folhas de melhor qualidade, as quais são procuradas por apreciadores e especialistas.
Nesse método as folhas passam por um período maior de oxidação para depois serem enroladas e secas em bandejas quentes.
Dentre os diversos tipos de chá preto, os mais conhecidos são – Darjeeling, Assam, Nilgiri e Ceilão (indianos) e o Keemun (chinês).
Os chás extraídos da Camellia sinensis são ricos em antioxidantes, cafeína, vitaminas e minerais como cálcio, potássio e fósforo, entre outros.
Essas propriedades ajudam no combate aos radicais livres, previnem o envelhecimento precoce, ajudam no emagrecimento, na redução das taxas de colesterol ruim e no controle da diabetes tipo 2.
O chá preto é o que possui menos antioxidantes comparado aos outros tipos porém, como ele possui maior quantidade de cafeína, ele é um chá que ajuda muito na perda de peso.
Assim como os outros chás extraídos da mesma planta, o chá preto também possui propriedades anti-inflamatórias e, se consumido moderadamente, ajuda a regular a pressão arterial, prevenindo problemas cardiovasculares.
- Leia Também
Como fazer o Kombuchá | Conheça as contra indicações
Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios
Benefícios da beterraba crua e cozida | Bônus receitas detox
Pode-se destacar como benefícios do chá preto
- Ajuda a manter o cérebro sempre alerta e estimula o sistema nervoso central
- Protege as células do organismo devido à ação antioxidante
- Facilita a digestão
- Ajuda a hidratar o organismo
- Diminui o apetite, pois
Apesar de possuir muitas propriedades benéficas para o organismo, se consumido em excesso, o chá preto pode atrapalhar a saúde ao invés de ajudar.
Isso porque os malefícios causados pelo chá preto estão relacionados aos efeitos secundários que ele faz no organismo, como por exemplo:
Efeito adstringente
O chá preto também é composto por taninos que têm esse efeito adstringente, ou seja, ele pode secar e desidratar o intestino, ocasionando prisão de ventre e atrapalhando a absorção de nutrientes. Além disso, essa disfunção prejudica a absorção do ferro pelo organismo podendo levar a pessoa à anemia.
Negativamente para sistema nervoso
A cafeína juntamente com outros alcaloides contidos no chá preto pode afetar negativamente o sistema nervoso, devido aos efeitos estimulantes destes componentes. Por isso, o consumo excessivo de chá preto pode causar sintomas como
- dor de cabeça
- nervosismo
- irritabilidade
- alterações no ritmo cardíaco
- tremores
- ardor no estômago
- enjôos
- zumbidos nos ouvidos
- convulsões
- confusão mental
- dependência psicológica
O que é desmineralizante?
Devido ao efeito diurético, o consumo excessivo de chá preto pode causar a perda de grande quantidade de eletrólitos, o que por consequência causa outros problemas como cãibras, por exemplo.
Por isso, recomenda-se o consumo de no máximo 2 a 3 xícaras de chá preto por dia. Mais que isso pode acarretar os distúrbios relatados acima.
Quem deve evitar de beber chá preto
Pelos motivos expostos, o consumo de chá preto não é indicado para:
- Pessoas com problema de pressão arterial (hipertensão)
- Mulheres grávidas ou em período de amamentação, pois seus efeitos podem estimular demais o organismo e afetar a saúde do bebê
- Pessoas com anemia
- Pessoas com problemas gastrointestinais e prisão de ventre
Salvo estes casos, o consumo de chá preto é recomendado para qualquer pessoa, desde que respeitando a dosagem de no máximo 3 xícaras por dia.
Veja mais dicas no vídeo