Consumir de açúcar está ligado com a produção de serotonina.
A sacarose é um carboidrato encontrado tanto em alimentos in natura quanto nos industrializados. Nesse último grupo, que engloba os biscoitos, chocolates, refrigerantes e doces, os açúcares são encontrados em maior quantidade.
Consumir de açúcar está ligado com a produção de serotonina, um importante neurotransmissor relacionado, entre outras funções, com a regulação do sono e humor.
Entretanto, esse carboidrato também pode causar danos ao nosso organismo; portanto, o consumo deve ser feito com cautela.
- Leiam Também
Alimentos Industrializados | O que eles Escondem?
Saúde | Atividade Física Associada à boa Alimentação
Sono de Qualidade | Você tem um?
Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente devem ser provenientes do açúcar. Uma dieta saudável e ideal deve restringir-se a 5%. Isso significa que o ideal é que uma pessoa consuma 25 gramas de açúcar por dia ou, no máximo, 50 gramas.
Saiba a quantidade de açúcar nas bebidas
Porem o controle nem sempre é seguido pelas pessoas, assim aumentando o surgimento de doenças causadas pelo excesso de açúcar no sangue. Se você não dispensa o consumo de doce todos os dias, confira neste artigo os 4 problemas de saúde causados pela ingestão exagerada de açúcar.
1. Diabetes do tipo 2
A relação do excesso de açúcar com a diabetes do tipo 2 é uma das mais conhecidas pelas pessoas. Porém, muitos não sabem as causas que levam ao surgimento da doença em indivíduos que consomem mais doces.
Ao manter uma dieta rica em açúcar, a pessoa pode estar estimulando a resistência do organismo a insulina – hormônio que permite o acesso da glicose às células da corrente sanguínea, as avisando para queimar glicose e não gordura.
Este distúrbio faz com que as células produtoras da insulina fiquem no pâncreas, sobrecarregando o órgão que, por sua vez, não suporta a demanda do hormônio. Isso eleva o nível de açúcar no sangue, gerando a diabetes do tipo 2.
2. Problemas hepáticos
O consumo em excesso de açúcar, principalmente de frutose – substância derivada do açúcar das frutas e do xarope de milho, muito utilizada pela indústria alimentícia -, pode causar problemas hepáticos nos pacientes.
Isso acontece porque a frutose só pode ser metabolizada no fígado. Quando consumida em poucas quantidades, como as apresentadas pelas frutas, não há nenhum problema. Mas, se o fígado do paciente já estiver repleto de glicogênio e ele exagerar no consumo de frutose, o açúcar será transformado em gordura.
O acúmulo de gordura no fígado pode ocasionar uma doença chamada esteatose hepática não associada ao álcool, um dos tipos de fígado gorduroso cada vez mais comum entre as pessoas.
3. Câncer
Essa é uma das doenças que mais matam em todo o mundo e ela pode ser desenvolvida por conta do excesso de açúcar no organismo.
O câncer é caracterizado pela multiplicação e crescimento descontrolados de células do corpo humano. Já a insulina é um dos hormônios fundamentais para o controle dessa reprodução celular.
Sendo assim, muitos cientistas afirmam que um elevado nível de insulina, muitas vezes causado pelo consumo exagerado de açúcar, pode ajudar a desenvolver a doença.
Além disso, outros problemas metabólicos associados ao excesso de açúcar podem causar inflamações crônicas, que também estão entre as possíveis causas do surgimento do câncer.
4. Doenças cardiovasculares podem ser causadas pelo excesso de açúcar
De acordo com pesquisas realizadas na Inglaterra, pelo Imperial College London, o consumo excessivo de açúcar, principalmente de bebidas doces, pode elevar o risco de hipertensão.
Os pesquisadores acreditam que uma dieta repleta desse ingrediente pode desequilibrar o tônus dos vasos sanguíneos, causando o aumento da pressão arterial.
Além disso, o excesso de açúcar, unido a uma alimentação gordurosa, pode levar ao aumento da gordura abdominal. Isso acaba ativando a produção de substâncias com potencial inflamatório, elevando o risco de formação de gordura nas artérias e, consequentemente, impulsionando as chances da pessoa sofrer infarto ou derrame.
Consumo de Açúcar no Brasil
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação o brasileiro consome, em média, 30,0kg de açúcar ao ano, muito acima do recomendado pela OMS.
E a maior parte deste consumo vem do preparo de alimentos dentro de casa.
essa analise descreve que o consumo de açúcar no Brasil de 30,0 kg por pessoa.
- Açúcar domiciliar: 16,92kg;
- Açúcar de alimentos in natura: 5,77kg;
- Açúcar adicionado aos alimentos processados: 3,96kg;
- Açúcar intrínseco dos alimentos processados: 3,42kg.
O ideal é sempre minimizar o consumo, pense que sua saúde que está no jogo e isso a longo prazo, (na maioria dos casos). Se exercite alimente-se mais com frutas, e em vez de por 3 colheres de açúcar no café, coloque apenas uma. Já e um começo.