Pular para o conteúdo
Anúncios
Continua após a publicidade..

Afinal, Dormir pouco engorda ou emagrece?

Como está o seu sono? Sabia que para ter um bom processo de emagrecimento, você precisa dormir bem?

A privação de sono, gerada pela insônia ou mesmo autoinduzida, gera um desequilíbrio na dinâmica do sono, acarretando em redução da liberação de leptina e, consequentemente, no aumento do apetite, ou seja, dormir pouco AUMENTA SUA FOME. Além disso, aumenta o risco para ganho de peso, resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial.

Anúncios
Continua após a publicidade..

 

Dormir mal:

  • Reduz os níveis de proteínas, principais responsáveis pela formação da musculatura;
  • Prejudica o metabolismo;
  • Aumenta a produção do cortisol, o hormônio do stress, colaborando com o acúmulo de gordura abdominal;
  • Diminui a produção de leptina, hormônio que sinaliza a saciedade;
  • Aumenta a produção de grelina, hormônio que estimula o apetite.

Você precisa aderir a novos hábitos que vão te proporcionar um sono de qualidade. Aplique a higiene do sono que consiste na adoção de um conjunto de bons comportamentos, rotinas e condições ambientais que possibilitam uma melhor qualidade e duração do sono. Praticar uma boa higiene do sono é muito importante em todas as idades, para organizar o horário e os rituais do sono e evitar distúrbios do sono.

 

Anúncios
Continua após a publicidade..

Como fazer uma boa higiene do sono:

1°- Mantenha o ambiente de sono escuro, calmo e confortável, você pode até colocar uma música que te relaxe, essas práticas ajudam a aumentar os níveis de serotonina e podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Anúncios
Continua após a publicidade..

.

2°- Alimentos fonte de carboidratos 1 hora antes de dormir também ajudam a promover um sono de qualidade.

.

3° – Incluir chás relaxantes como camomila, passiflora, melissa, ajudam a induzir ao sono.

.

4°- Evite bebidas energéticas e com cafeína após as 16h00, as bebidas estimulantes interferem na qualidade do seu sono e podem, faz com que o início do sono seja postergado e reduz o tempo real de sono.

.

5°- Alimentos fontes de proteína antes de dormir também ajudam no sono. Uma alimentação rica em proteína resulta na melhora da qualidade do sono, pois são fonte de triptofano que ajuda na formação da serotonina combatendo o estresse e distúrbios do sono.

.

6°- Evite celulares e aparelhos eletrônicos, a luz azul emitida pelos eletrônicos inibe a produção de melatonina, hormônio do sono.

.

7° – Faça exercícios físicos regularmente, pois eles melhoram a qualidade do sono, proporcionam sensação de bem estar, mas se o seu único horário para treinar for a noite evite atividades intensas, pois elas prejudicam o sono. Se possível, se exercite no período da manhã ou tarde. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios
Anúncios