Condimento é precioso no combate de algumas doenças.
Conhecida como uma especiaria, a canela é obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, usado tanto em alimentos doces como em salgados. O termo “canela” também se refere à cor acastanhada da especiaria depois de moída. A canela obtida a partir da espécie Cinnamomum verum é frequentemente considerado como “canela verdadeira”, mas a maioria canela que circula no comércio internacional é derivado de espécies relacionadas, em especial de Cinnamomum cassia, a “cássia”. Por serem utilizada na produção da especiaria homónima, canela é o nome comum de mais de uma dezena de espécies do género Cinnamomum e das especiarias produzidas a partir do seu ritidoma. Apenas algumas espécies de Cinnamomum são cultivadas comercialmente para produção de especiarias.
- Leia Também
Quentão Funcional | Aprenda uma Nova Versão da Bebida Típica das Festas Juninas
Abacate | 7 Receitas Fantásticas para te dar Água na Boca
Quitutes Juninos | Para um Arraial Fit
Benefícios da canela
- Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
- Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
- Combater as infecções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
- Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
- Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
- Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
- Diminuir o risco de câncer por conter uma elevada quantidade de antioxidantes que eliminam os metabólitos e os radicais livres responsáveis por vários tipos de doença no corpo;
- Diminui o apetite pois é rica em fibras;
- Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
- Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.
- Leia Também
Quentão Funcional | Aprenda uma Nova Versão da Bebida Típica das Festas Juninas
Abacate | 7 Receitas Fantásticas para te dar Água na Boca
Quitutes Juninos | Para um Arraial Fit
Usando a Canela
As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer, 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela. Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto a usar em qualquer ocasião.
Outra forma bem popular é o chá de canela. Para fazer coloque 1 pau de canela em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições. Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer.
Principais nutrientes da canela
A canela possui boas quantidades de cromo, nutriente responsável pelo efeito de melhora na sensibilidade à insulina e no controle glicêmico, fazendo com que o nutriente beneficie pessoas com diabetes.
A especiaria também conta com o polifenol MHCP que pode melhorar a ação da insulina nas células, contribuindo para regularizar os níveis de glicose no sangue. Isto faz com que o nutriente seja interessante para o controle do diabetes tipo 2.
Além disso, a canela é rica em compostos fenólicos que possuem uma atividade antioxidante, ou seja, neutralizam os radicais livres e podem assim prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.
A canela também tem uma ação anti-inflamatória devido ao cariofileno, nutriente que integra sua composição. Isto faz com que o consumo da especiaria seja indicado para quem sofre com problemas inflamatórios, entre eles a obesidade.