É conhecido como ananás nas línguas indígenas.
Historicamente, o Havaí é o maior produtor mundial de abacaxi, fornecendo principalmente para os Estados Unidos. Hoje as Filipinas, o Brasil e a Costa Rica também são grandes produtores. O ananás nas línguas indígenas, também conhecido como abacaxi é uma fruta originária do Brasil e Paraguai, e foi levado para a Europa em 1493, com a descoberta da América pelos espanhóis. Nos séculos XV e XVI o abacaxi se espalhou pelo mundo todo levado pelos marinheiros europeus. A fruta era extremamente útil na prevenção do escorbuto em alto mar, uma doença bastante grave causada pela falta de vitamina C.
- Leia Também
Conheça os Benefícios do Abacate
Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios
Temperos Naturais: mais Sabor, Aprenda a usar.
O abacaxi é uma espécie da família das bromélias, umas das únicas dessa classe a produzir frutos comestíveis. A fruta é composta da união de muitos pequenos frutilhos fundidos em torno do núcleo central. A sua polpa é amarela ou esbranquiçada, muito suculenta e carnuda com a haste que serve como apoio fibroso central, aquela parte do abacaxi que algumas pessoas não comem.
A casca externa é dura, áspera e escamosa, podendo ser verde, amarela, laranja ou amarelo avermelhada. Há ainda a coroa de folhas duras e espinhos. Daí entende-se a provável origem da expressão popular “descascar abacaxi”, que significa resolver algum problema difícil.
Benefícios
- Por conter celulose, ajuda no bom funcionamento intestinal.
- Acelera a cicatrização dos tecidos.
- Diminui a pressão arterial.
- Auxilia no tratamento de pedras nos rins.
- Combate viroses.
- Combate anemias.
- Auxilia no problema da retenção de líquidos.
- Ajuda a perder peso.
- Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão.
Alguns cuidados
Apesar de todos os aspectos positivos do consumo de abacaxi citados até aqui, alguns cuidados devem ser explicados. Veja a seguir:
- Devido à ação enzimática da bromelina e à acidez do abacaxi, ele pode causar sensibilidade na boca se consumido em grandes quantidades, mas essa reação melhora em algumas horas.
- Quantidades excessivas de bromelina podem também causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual. Nesse caso deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente. O consumo em quantidades moderadas não irá causar este problema.
- A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos, portanto pacientes fazendo uso de antidepressivos tricíclicos, barbitúricos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos devem evitar comer muito abacaxi.
- O abacaxi verde (antes de amadurecer) é perigoso, sendo tóxico para os seres humanos e causando vômito e diarreia severos.
- Devido à sua acidez, pessoas com tendência a desenvolver aftas, com estomatite ou outros ferimentos na boca devem evitar o consumo de abacaxi.