Pular para o conteúdo
Anúncios
Continua após a publicidade..

[ATUALIZADO] Você pode emagrecer em 2024, sendo saudável?

emagrecer em 2024

Emagrecer em 2024

Perca Peso em 2024

Você começou o ano se sentindo motivado e focado, disposto a perder peso em 2024 e ter mais saúde. Porem, na noite de Réveillon passou, e você acaba com “metendo o pé na jaca”.

Anúncios
Continua após a publicidade..

Sem falar da insegurança que da de não conseguir cumprir as promessas mais uma vez, além da rotina se tornar difícil.

E é normal se identificar  com a situação, saiba que é possível manter o foco e se alimentar de maneira saudável, mesmo com a ansiedade e os deslizes que aparecem no caminho.

emagrecer em 2024

Sumário

Leia Também

Cardápio Metamorfose

Anúncios
Continua após a publicidade..
 

Conheça 13 tipos de dieta, seus riscos e benefícios

Anúncios
Continua após a publicidade..

Mude os Hábitos

Mudar de hábitos depende muito de motivação e organização. Mas, estamos aqui com algumas dicas para você conseguir emagrecer em 2024.

Uma alimentação riquíssima em carboidratos (principalmente açúcares e farináceos) e pobre em gorduras (cheia de produtos “light”) realmente é um problema. Quando você come um macarrão com molho de tomate, por exemplo, normalmente sente fome pouco tempo depois.

Isso dificilmente acontecerá caso se farte de um filé com sua gordura natural, um legume refogado na manteiga e uma salada com azeite. Fora que, na segunda alternativa, as oscilações da glicemia (e, consequentemente, dos níveis de insulina) são pequenas e pouco frequentes, o que impede de sentirmos aquela fome descontrolada.

Quando você for fazer seu prato, pense-o da seguinte maneira:

  • 1 tipo de carne;
  • 2 a 3 tipos de vegetais;
  • 1 tipo de grão;
  • e/ou 1 tipo de raiz;

Veja alguns exemplos abaixo

  • Carnes: filé, frango ou peixe;
  • Vegetais: brócolis, couve-flor, couve manteiga, cenoura, abóbora, abobrinha, vagem, quiabo, chuchu;
  • Grãos: feijão, lentilha ou grão de bico;
  • Raiz: batata-doce, batata-inglesa, mandioca ou batata-baroa.

Atividades Físicas

A atividade física é um dos pilares indispensáveis do processo de emagrecimento. O exercício deve ser regular, para que a perda de peso possa ser intensificada sem necessidade de criar maiores restrições no que se come.

Uma excelente forma de começar a dieta de forma fácil consiste em retirar da alimentação produtos industrializados que sejam muito ricos em calorias e pobres em nutrientes, como refrigerantes, biscoitos, sorvetes e bolos.

O ideal é trocar estes produtos por alimentos naturais, que possuem menos calorias e mais nutrientes.

Outras alterações que podem auxiliar na perda de peso são evitar carnes gordurosas, como a picanha, e usar outras formas de cozinhar, dando preferência para grelhados e cozidos

Beba Água Sempre

Vamos lá gente, não é nenhuma novidade que a água é necessária para todos os processos do corpo, incluindo circulação saudável, digestão e eliminação de resíduos.

Estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo.

Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho porções, o que pode ajudar a evitar excessos.

Defina o alarme do seu telefone celular como um lembrete, se necessário. E se você não é fã de água pura, enfeite com limão, hortelã fresca, pepino fatiado, gengibre fresco ou pedaços de frutas da estação.

Invista tempo na saúde mental

E da mesma forma que perdemos o controle frente situações do cotidiano – como trânsito, cena de ciúme, discussão com amiga, alguém furando fila – emitimos o mesmo comportamento com alimentação.

Apesar de muita gente acreditar que basta força de vontade para chegar ao peso ideal, hoje sabemos que existem também os fatores psicológicos. A sua saúde emocional está intimamente ligada com o seu sucesso no emagrecimento.

Os principais sentimentos que estão interligados ao emagrecimento são a ansiedade, compulsão e depressão. Geralmente pessoas ansiosas tendem a comer compulsivamente em busca de bem estar e de conseguir relaxar pelo menos por alguns minutos.

O que acontece de forma geral é que as pessoas sentem prazer em comer e acabam comendo compulsivamente para sentir mais e mais prazer.

Comendo compulsivamente, as pessoas acabam por engordar e com o aumento do peso começam a diminuir sua vida social, entrando em um ciclo onde somente a comida passa a lhes dar prazer. É nesse momento que entra a importância de se desenvolver o autocontrole.

Ter autocontrole é diferente de ser uma pessoa controladora. Na maioria das vezes, quem é controlador e enfrenta problemas de sobrepeso, tende a se “descontrolar” com a alimentação, como uma maneira de compensar a mania de querer ter tudo e todos sobre suas rédeas. Uma forma de compensação.

Beba Chás

Dica de cházinhos, ótimos aliados da dieta, e nessa época do ano de comilanças hahaha são um ótimo auxílio para evitar/tratar indigestão e retenção de líquidos.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ISABELA MATOS | NUTRI (@isabela.matosnutri)

Invista nos cházinhos digestivos antes das refeições tome 2 a 4 xícaras por dia, principalmente antes das refeições almoço e jantar.
.
Invista nos cházinhos para combater a retenção de líquido, pode tomar ao longo do dia 500 ml a 1 litro (chá verde recomendo apenas até as 16h por conta da cafeína), após as comilanças/ingestão de bebidas alcoólicas esses cházinhos são um ótimo auxílio! 🌿
.
Já salva essa dica 💡 e compartilha com uma amiga ♡.

Troque as Farinhas

Realmente, substituir a farinha branca pode exigir um certo esforço de sua parte, já que esse é o ingrediente básico para o preparo de pães, bolos, biscoitos, macarrão, pizza e muitos outros alimentos que fazem parte da nossa rotina.

Mas a boa notícia é que você trocar o item por equivalentes, e os especialistas contam como fazer isso sem precisar abrir mão da sua comida preferida.

O primeiro passo é escolher aquele alimento que você mais costuma comer e tentar fazer a substituição. Como os mais frequentes nesta lista são pão e macarrão.

Já o macarrão, ela orienta que seja trocado por macarrões derivados de outros nutrientes. Ou seja, macarrão de arroz, bambu, quinoa ou até mesmo de feijão.
 

Esses alimentos são ótimas opções para uma alimentação saudável, pois, além de possuírem mais nutrientes, no processo de industrialização ocorre pouco refinamento.

Existem outros ingredientes que podem ser usados nas receitas que levam a farinha branca. As opções, inclusive, são muitas e você pode escolher qual se adapta melhor ao tipo de alimento que você está preparando. Confira algumas opções indicadas pelos especialistas:

  • Farinha de trigo integral: a mais conhecida, essa é uma ótima opção para substituir a farinha branca, pois em sua composição há uma grande quantidade de fibra, o que faz da farinha integral uma grande aliada do emagrecimento e na função intestinal;
  • Farinha de coco: outra substituta indicada para incorporar receitas, esse alimento proporciona benefícios como a melhora na função intestinal e garantia da saciedade – o que auxilia no processo de emagrecimento;
  • Farinha de oleaginosas (amêndoa, amendoim, castanha): farinhas originadas das oleaginosas, aqueles vegetais que possuem óleos e gorduras, são ótimas opções para indivíduos que buscam uma vida saudável e para indivíduos que possuem algum tipo de intolerância ou alergia alimentar, como a doença celíaca. Também é interessante para quem deseja reduzir o consumo de carboidratos da dieta, como os adeptos das dietas low carb .
  • Aveia (farinha, farelo e flocos): os derivados de aveia podem ser uma saída para suas receitas. Eles ainda são ricos em fibras e possuem propriedades para diminuir o colesterol;
  • Farinha de arroz: a farinha de arroz é rica em fibras e carboidratos complexos, essa farinha também pode ser usada em dietas de emagrecimento para substituir outros tipos de farinhas como também manter as características organolépticas das preparações;
  • Fécula de batata: essa é uma excelente alternativa para quem deseja incorporar molhos, caldos ou outros tipos receitas ou para quem busca uma vida mais saudável. A fécula de batata auxilia no emagrecimento pois promove saciedade. Além disso, ela ajuda também na função intestinal. Por não possui glúten, é uma saída para indivíduos celíacos;
  • Farinha de mandioca: por mais que ela contenha uma quantidade relativa de carboidrato ela possui diversos outros nutrientes como cálcio, potássio e magnésio;
  • Biomassa de banana verde: Esse é um pré-biótico, ou seja, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Também contribui para o processo de emagrecimento, pois mantém a sensação de saciedade por mais tempo devido às características de suas fibras, e promove o controle da glicemia e do colesterol;
  • Farinha de tapioca: um dos grandes problemas da farinha de trigo refinada é o fato de ela ser pró inflamatória ou seja, provoca micro inflamações de forma generalizada. A farinha de mandioca é a substituta ideal para esta condição, pois não contém glúten e gliadina, responsáveis por esse efeito;
  • Farinha de linhaça: promove saciedade e ajuda no controle de peso. Possui fito esteroides que ajudam a regular problemas ginecológicos, como TPM e menopausa, previne diabetes e pressão alta e ajuda prevenir colesterol alto, além de possuir antioxidantes que combatem informações e o envelhecimento;
  • Farinha de Quinoa: considerada sagrada pelos Incas, utilizada nos Andes bolivianos há mais de 5.000 anos, é fonte de proteínas e tem 16 aminoácidos essenciais presentes em sua composição entre eles o triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor associado a sensação de relaxamento

Conclusão

Emagrecer em 2024 é um objetivo alcançável com as estratégias certas. Focar em uma alimentação balanceada, exercícios regulares e um estilo de vida saudável são chaves para o sucesso. Lembre-se, emagrecer de forma saudável e sustentável é mais importante do que a rapidez. Estabeleça metas realistas e seja paciente com seu progresso. Com dedicação e as abordagens corretas, você pode alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar em 2024.

FAQ

É possível “emagrecer rapidamente” em 2024?

Emagrecer de forma saudável envolve um processo gradual. Estabeleça metas realistas para resultados sustentáveis.

Quais são as melhores dietas para “emagrecer em 2024”?

Dietas equilibradas, ricas em nutrientes e baixas em calorias vazias são as mais recomendadas.

Que papel a tecnologia pode desempenhar para “emagrecer em 2024”?

Aplicativos de rastreamento de fitness e alimentação podem ajudar a monitorar o progresso e manter a motivação.

Como manter a motivação para “emagrecer em 2024”?

Defina metas claras, busque apoio de amigos, família ou grupos e celebre pequenas vitórias.

É importante consultar um profissional para “emagrecer em 2024”?

Sim, um profissional de saúde pode fornecer orientações personalizadas e seguras.

Picture of Isabela Matos

Isabela Matos

Sou Isabela Matos, nutricionista apaixonada pela transformação feminina e especializada em Nutrição Funcional e Fitoterapia. Com mais de 9 anos de experiência, já guiei milhares de mulheres rumo ao emagrecimento saudável.
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncios
Anúncios