Óleo de coco para as suas receitas
Os benefícios cosméticos do óleo de coco fazem o produto ser cada vez mais utilizado para fins estéticos.
O óleo de coco é fonte, ácido caprílico, ácido láurico e vitamina E, além de fazer bem à saúde, ele é o produto de beleza perfeito, porque é orgânico, super hidratante e pode ser usado de várias formas.
O óleo de coco extra virgem é importante aliado para a sua pele, cabelo e até para as unhas.
- Leia Também
Salgado Proteico, para Lanche Pré ou Pós Treino
Leites Vegetais: 5 Receitas para Incluir no seu Cardápio
01 Anti-idade
Evitar e tratar as rugas use um pouco de óleo de coco nas olheiras e linhas finas. Os antioxidantes são ótimos para suavizar rugas enquanto você dorme.
02 Hidratante para cutículas
Está com as suas cutículas secas e rachadas? Passe um pouco de óleo de coco todos os dias nas suas cutículas, verá resultados positivos por mais tempo.
03 Demaquilante
Aplique-o diretamente em seu rosto com um algodão. Você vai ver a maquiagem ir embora rapidinho.
04 Condicionador para os cabelos
Também pode ser usado como um tratamento para os cabelos secos e danificados. Basta acrescentar o óleo de coco quente nos fios para uma umectação.
05 Leave in
Para hidratar o cabelo seco, utilize o óleo de coco como um leave in, é só aplicar uma pequena quantidade nos fios para diminuir o frizz.
- Leia Também
Salgado Proteico, para Lanche Pré ou Pós Treino
Leites Vegetais: 5 Receitas para Incluir no seu Cardápio
06 Combate estrias
As mulheres grávidas devem manter um frasco de óleo de coco por perto para ajudar a evitar as estrias. Hidratar a pele com óleo de coco pelo menos 3 vezes por semana.
07 Lip Balm
Ideal para lábios rachados especialmente porque ele é semi sólido quando está em temperatura ambiente. Basta passar um pouquinho nos lábios para mantê-los hidratados.
08 Clareamento dental
Clareamento caseiro com óleo de coco, basta misturar um pouco de bicarbonato de sódio com óleo de coco e escovar os dentes.
09 Creme para depilação
Utilize este bálsamo como base para obter uma depilação mais rente e deixar a pele hidratada.
Bônus – Óleo de coco para a pele| Como usar
O que a ciência diz?
Karin Michels, que é epidemiologista da escola de saúde pública de Harvard, revelou seu desprezo pela moda da incorporação do óleo de coco em qualquer ocasião e ainda disse que a substância é “uma das piores coisas que se pode comer’.
Michels teceu seus comentários polêmicos em uma palestra intitulada “Oléo de coco e outros erros nutricionais” realizada na Universidade de Freiburg, instituição em que é diretora do Instituto de Prevenção e Epidemiologia de Tumores. Seu discurso foi proferido em alemão e está disponível no YouTube.
De acordo com a professora, a alta proporção de gordura saturada no óleo de coco é capaz de aumentar os níveis de colesterol LDL, consequentemente, os ricos de doenças cardiovasculares. Ela afirma que o óleo contém mais de 80% de gordura saturadas, o dobro da quantidade encontrada em banha de porco e 60% vezes mais do que se tem em um prato de gordura animal frita.
Em 2017, a Associação Americana do Coração revisou as evidências do óleo de coco e de outros alimentos em pesquisa. Enquanto três quartos dos profissionais do Serviço de Saúde Pública dos EUA consideravam o alimento como uma opção saudável, somente 37% dos nutricionistas concordavam com a afirmação.
Na ocasião, os autores do trabalho atribuíram o abismo dos números devido às informações veiculadas na imprensa popular e alegaram que ele não é tão bom quanto parece.
“Por aumentar o colesterol LDL, uma das razões para doenças cardiovasculares, e não se conhecer nenhum efeito compensatório favorável, desaconselhamos o uso do óleo de coco”, escreveram os pesquisadores da Associação.
Além do órgão norte-americano, outras organizações também publicaram avisos similares, tal como a Fundação Britânica de Nutrição, que afirma:
“O óleo de coco pode ser incluído na dieta, porém, devido seu elevado nível de gordura saturada ele só pode ser adicionado em pequenas quantidades e como parte integrante de uma dieta balanceada.
Não há evidências científicas fortes o suficiente até então que sustentem os benefícios positivos de se ingerir o óleo de coco.”
Apesar das recomendações das instituições de saúde, promoções em lojas de alimentos saudáveis e até recomendação de figuras públicas ajudaram as vendas do óleo de coco no Reino Unido irem de 1 milhão de libras esterlinas para 16,4 milhões (o equivalente a R$ 86,2 milhões) nos últimos quatro anos, segundo informa o grupo de pesquisas de mercado Kantar.
Nos Estados Unidos, as vendas do alimento tiveram seu auge em 2015, chegando a US$ 229 milhões de faturamento, como alega a instituição de pesquisas de mercado Spins.