Conheça o Radicchio.
O radicchio é um dos vegetais típicos do inverno. Há muitas variedades deste vegetal com um sabor amargo característico e textura crocante, mas há um que merece ser redescoberto e reavaliado nas nossas mesas é o Radicchio Rosa di Verona. De origem italiana, ela é prima da chicória.
A natureza é maravilhosa, nos oferece as qualidades de frutas e vegetais que nem sequer pensamos existir. Frutas e legumes das cores e as formas detalhes e as qualidades benéficas surpreendentes, assim como o Radicchio Rosa di Verona.
- Leia Também
7 Receitas Caseiras Incríveis de Hambúrgueres Fit
Receitas de Pães Funcionais para Fazer em Casa
Essa Torta de Chocolate Vegano vai Encantar a sua Ceia de Ano Novo
Propriedades e benefícios de Rosa Radicchio
O radicchio de Verona é um vegetal rico em água, fibras, vitaminas e minerais. É uma excelente fonte de potássio,fornece moléculas antioxidantes e moléculas hipocolesterolêmicas.
A ingestão calórica é praticamente nula, uma vez que os macronutrientes energéticos, ou seja, os carboidratos, proteínas e lipídios, estão presentes em quantidades insignificantes.
O radicchio rosa de Verona, bem como outras variedades de radicchio, graças à alta percentagem de água é considerado um alimento purificador e é uma ajuda valiosa para aqueles que sofrem de constipação e dificuldade na digestão.
Sua ingestão muito baixa de gordura e a ausência total de colesterol o tornam adequado para dietas de baixa caloria; Além disso, as fibras contidas no interior do radicchio têm a capacidade de reter os açúcares presentes no sangue. Devido a esta característica notável, o consumo de radicchio é recomendado para pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.
Radicchio também é útil para aqueles que sofrem de psoríase; Também é rico em substâncias antioxidantes. Ele contém antocianinas que neutralizam os fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares e triptofano, que é útil no combate à insônia.
Radicchio também pode ser consumido por pessoas com doença celíaca, pois é livre de glúten.
Variedade de radicchio
Existem basicamente 3 variedades de radicchio:
O radicchio vermelho (que também inclui o radicchio rosa di Verona), que é, na verdade, um vegetal pigmentado com cores que variam de rosa, rubi, a púrpura e que fazem parte de diferentes variedades de vegetais diferentes uns dos outros em sua forma e origem territorial.
O radicchio variegado, que é um vegetal de cor verde-amarelada pontilhada de vermelho arroxeado.
O radicchio verde que nada mais é do que um termo genérico que indica todas as variedades de saladas verdes amargas. Abaixo, todas as variedades mais deliciosas de radicchio:
- Radicchio rosso di Treviso: crocante, deixa uma ligeira nota amarga na boca, dominada por uma surpreendente doçura do paladar.
- Radicchio variegato di Castelfranco: obtido de um cruzamento entre o radicchio Treviso e a escarola. Seu sabor varia de doce a amargo, mas em qualquer caso é sempre delicado.
- Radicchio di Verona: selecionado do radicchio vermelho de Treviso, tem folhas vermelhas intensas.
- Radicchio rosso di Chioggia: é a variedade mais cultivada e consumida de radicchio na Itália e é a variedade mais saborosa de todos. Tem folhas vermelhas mais ou menos intensas e um sabor amargo.
- Variegada radicchio fior di Maserà: variegação de cor de amarelo para verde com manchas de marrom, vermelho e roxo. O sabor é delicado, levemente adocicado, mas com um sabor amargo típico.
- Radicchio bianco o variegato di Lusia: rico em cálcio, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas.
- Rosa di Gorizia: sabor intenso, textura levemente amarga e crocante.
- Radicchio canarino: amarelo canário ou com tonalidades que tendem a rosa ou vermelho.
Finalmente, entre o radicchio rosa, além do radicchio rosa de Verona, podemos encontrar o radicchio rosa de Veneto. O radicchio rosa fornece 23 calorias a cada 100 gramas. Veja abaixo as informações.
Valores nutricionais e calorias
Em cada 100 gramas de radicchio rosa encontramos:
- 94 gramas de água
- 10 mg de vitamina C
- 1,6 gramas de carboidratos
- Vestígios de vitamina A e vitaminas do grupo B1, B2, B3
- 1,6 gramas de açúcares
- 30 mg de fósforo
- 1,4 gramas de proteína
- 36 mg de cálcio
- 0,1 gramas de gordura
- 0,3 mg de ferro
- 3 gramas de fibra
- 10 mg de sódio
- 240 mg de potássio
- 0 colesterol
No Instagram é cheio de imagens de comidas inspiradoras, cheias de cor com o radicchio. O hit do momento é a salada pink, que está bombando no feed de quem segue perfis gastronômicos. Diferente de tudo que você já viu, ela é feita com radicchio rosa no lugar das conhecidas folhas verdes.
Receita de Salada com radicchio rosa
INGREDIENTES
- 100 gramas de radicchio rosa
- 50 gramas de tomate-cereja
- 100 gramas de berinjela
- Sal a gosto
- Vinagre a gosto
- Azeite a gosto
MODO DE PREPARO
Mantenha as folhas de radicchio por 5 minutos em água morna para retirar o amargor. Corte a berinjela em fatias finas sem retirar a casca e deixe-as de molho por 3 minutos na água fria com sal e vinagre. Após esse tempo, frite as fatias de berinjela em uma frigideira antiaderente sem óleo. Corte os tomates-cereja ao meio e monte a salada na seguinte ordem: berinjela, radicchio e tomate. Tempere com sal, azeite e vinagre.
Sempre lembre-se que os ingredientes vc pode fazer alterações de acordo com seu gosto.